Meditação

Gostaria também de mencionar a situação em que um professor oriental traz seu método de treinamento aos ocidentais. Um professor de Vipassana, por exemplo, ensina a concentrar-se na respiração, no corpo, na mente e assim por diante por um longo período de tempo. Conheço uma pessoa que ama esse tipo de coisa. Ela sente que está em casa nesses retiros.

Mas outros ocidentais têm algumas sérias dificuldades. Embora os métodos do professor de Vipassana sejam muito claros, ele na verdade não ensina o que muitos ocidentais não têm. De sua cultura na Índia, o professor adquiriu uma maravilhosa sensação de bem-estar e paz. Isso faz parte do seu corpo etéreo. Ele teve um amor por coisas espirituais desde a infância e a cultura apoiou e incentivou esse tipo de busca.

Mas a cultura ocidental em muitos casos tem sido extremamente hostil à exploração interna da psique e do espírito. A meditação com o vácuo mental é também permitir não apenas pensamentos, mas emoções poderosas virem a superfície. É como se você estivesse abrindo uma porta para um reino cuja existência foi negada por milhares de anos.

Autor: William Mistele
Tradução: Lucas Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário