Problemas no Estudo da Magia, Parte VII

Clique para acessar o índice

Por William Mistele 
Tradução por Lucas Augusto

TERCEIRO E QUARTO CHACRA

A dinâmica do terceiro e quarto chacras é bem simples. No terceiro chacra, você se afirma e se expressa e cuida de si mesmo. No quarto chacra você cuida dos outros. Você cuida deles como se fossem você mesmo.

No terceiro chacra você busca resolver problemas e satisfazer as suas necessidades pessoais. No chacra do coração você harmoniza não apenas todas as suas necessidades conflitantes, pois as necessidades invariavelmente conflitam entre si, mas harmoniza as necessidades do mundo ao seu redor.

Com o chacra do coração fraco e o terceiro chacra forte, você pode ser um valentão. Ou você pode ser prático, honesto e objetivo, mas nunca consegue entender os que estão ao seu redor, mesmo que os conheça há anos. Você simplesmente não tem esse tipo de empatia ou curiosidade por esse assunto.

Com um chacra cardíaco forte e um terceiro chacra fraco, você tem uma grande empatia e compreensão do que os outros precisam e querem, mas nada realmente resulta disso. Você é uma mãe para os outros, mas onde está o amor resistente e firme e por que você tem sido tão sensível e vulnerável? E por que você sente que os seus esforços em nome de outras pessoas não são reconhecidos nem apreciados?

Aqueles com uma combinação de forte terceiro e quarto chacras têm mais experiência na e com a vida. Eles sabem o que está acontecendo com os outros e, na verdade, fizeram uma grande variedade de coisas em grupo, de modo que, ao longo dos anos, adquiriram grande experiência. Certa vez um amigo comentou comigo: as pessoas sabem muito pouco sobre a história de suas famílias. Há apenas algumas frases que eu poderia dizer sobre a vida de meu bisavô. O que você pode me dizer sobre o seu bisavô? Eu perguntei em resposta, você tem meia hora? Ele recusou afirmando que acabara de fazer muitas horas de entrevistas contínuas com os pais sobre tudo o que eles conseguem lembrar sobre suas vidas e história familiar.

Você quer desenvolver empatia e se comunicar efetivamente? Comece com você e as pessoas ao seu redor. Faça inúmeras perguntas e não pare de perguntar. Vários mestres orientais me ensinaram coisas que não ensinavam a ninguém há vinte anos ou mesmo antes. Por quê? Porque eu era o único que perguntava.

O tipo de chacra do coração que um magista possui tende a ser mais místico, curador e inspirador como o do Arcanjo Rafael. O terceiro chacra do magista é mais prático como o do Arcanjo Michael, "vamos resolver o problema e remover o obstáculo".

Coloque-os juntos e você terá um homem ou uma mulher com um grande coração, que também tem um grande poder e é cordial e amigável. Você não pode enganá-los ou criar situações sobre eles, porque eles o conhecem muito bem e não permitem que você se safe. E a presença deles é uma persuasão própria. Eles passaram por lugares espirituais onde você nunca estaria disposto a ir. A experiência é a melhor resposta quando se trata de uma discussão.

O CHACRA DA COROA

Quanto ao chacra da coroa, como mencionei, ele supervisiona e inspira o desenvolvimento dos seis chacras inferiores. Se for muito forte, você fica sonhador e sobrenatural. Passe mais tempo equilibrando seu trabalho, ganhe dinheiro e pague suas contas, trabalhe no quintal e faça exercícios.

Se estiver muito fraco, você está realmente em uma grande rotina e precisa sair dela. E livre-se dessa atitude de que "o mundo me deve". É isso que leva quase todos à prisão. Os que estão em um caminho negativo compartilham uma atitude comum - eles deixam de ser gratos e agradecidos por tudo o que a vida lhes deu. Eles perderam o senso de admiração pela beleza misteriosa que está ao seu redor. Isso, e não a malícia, é sua característica definidora.

Um dos meus personagens em uma das minhas histórias sobre um reino mítico uma vez resumiu sua experiência com o chacra da coroa dessa maneira. O texto abaxio é da perspectiva dos chacras da coroa neptuniana que percebe tudo o que existe como inextricavelmente unido em uma rede da vida:

Um dia, quando estava desesperado, chamei o Senhor do Universo. Clamei ao grande Pai que mora além do Jazigo Estrelado. E sim, ele me respondeu. Aparecendo para mim em uma visão, seus dedos tocaram meu peito, vi pelo espaço de três horas dentro do meu coração todas as estrelas e inúmeras galáxias girando e girando por todo o universo. Nenhum planeta, criatura viva, ser espiritual, cometa, meteoro, nebulosa ou partícula de poeira não estava presente em minha consciência. Esta foi a maneira dele de me revelar o que ele ocultou dentro do coração humano. Então ele disse: “vou lhe contar um segredo que nenhum deus, deusa ou religião do seu planeta ainda compreende:

“Os propósitos mais ocultos da vida e a revelação mais alta da Luz são revelados quando você é atraído pelo que é menos parecido com você e o que você considera o mais inferior. Procure os segredos do futuro e a auto renovação no lugar mais sombrio da sua alma.” E então ele acrescentou casualmente: “Vou lhe dar uma segunda dica: é um princípio básico da cosmologia: o universo não terminará até que todo coração seja encontrado e toda alma se torne pura luz”.
E outro personagem falou do chakra da coroa nestes termos:

Há uma beleza e harmonia que é liberada ao se atingir
Um equilíbrio entre tempo e eternidade, 
sabendo que esses dois são um círculo, um mundo. 
Observando de um lugar de pura transcendência
Você entende como ordenar a vida de uma pessoa
Para que a beleza e a luz sejam encontradas.

Lembre-se de que a escuridão e as trevas são apenas 
um caminho da sabedoria que pode ser aberto se o coração entender
Que o objetivo é o amor - o amor que cantou o universo à existência

O universo inteiro é encontrado no centro do coração
Mesmo quando o círculo tece junto os quatro elementos
Unindo-os em harmonia, transformando-os em luz
Todos os nossos caminhos levam de volta ao centro do círculo 
Todos os nossos caminhos levam de volta ao coração um do outro 
Agora e por toda a eternidade.

O universo foi criado com admiração e amor. 
As estrelas compartilham esse segredo - de renascer a cada momento
E se fundir internamente e a  luz brilhando para o resto do universo.
Se você recebeu um ideal que contém amor e poder, 
Sabedoria e as manifestações do destino dentro dele,
Valorize esse ideal - encontre um lugar grande o suficiente em seu coração 
Para sustentá-lo, nutri-lo e tecê-lo como uma deusa tece 
uma alma à existência que também no devido tempo 
pode encontrar seu próprio caminho de renascimento.

Permita que o fogo da vida que queime dentro do seu coração
Queimar a pureza das estrelas - como as estrelas conhecem a
Vastidão do espaço, e não temem o vazio e a solidão. 
Como as estrelas cantam uma para a outra em uma única canção de alegria, 
Permita que seu próprio coração se una a todos os outros corações
A partir dessa mesma profundidade interestelar de espaço e tempo

No entanto, não troque nenhum momento da vida por outro momento!
Cada instante é igualmente precioso.

Meu objetivo ao mencionar essas relações de equilíbrio entre os chacras opostos é que às vezes precisamos deixar de lado as coisas em que somos melhores na vida. Tire um tempo de folga - alguns minutos por dia, um dia por mês, aproximadamente, um mês a cada poucos anos, alguns anos a cada década, ou mesmo uma ou duas décadas. É uma ótima ideia. Passe algum tempo fazendo o oposto de todo o seu talento, atenção e trabalho. Desenvolva as áreas em que você é mais fraco. E então combine esses opostos e sua criatividade se revelará. Equilíbrio mágico não é barato. Ele vem com um ótimo preço. Exige que você dê toda a sua atenção às coisas nas quais é mais fraco. Ou, como o Mahabharata disse: 'meu oposto sou eu mesmo'.

MISTELE, William. Problems in the Study of Magic, Part I. 2003. Disponível em: <http://williammistele.com/problems1.htm>. Acesso em 04/05/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário