10 – MALKUTH: Corpo

10 - MALKUTH: Corpo
Reconhecimento dos, e Separação dos, Sete Sentidos
(paladar, olfato, tato, visão, audição, emoções, e atividade mental).

O CME começa com o corpo físico; seu conforto e relaxamento. Encontre para você uma posição confortável, uma em que você possa permanecer confortável por ao menos meio hora. Para alguns isto será atingido melhor por sentar-se eretos em uma cadeira confortável; para outros, por deitarem-se de barriga para cima, ou através de uma asana de yoga escolhida.

Uma vez acomodado, feche seus olhos, acalme-se e observe sua respiração. Conte suas inalações e suas expirações, e por alguns momentos, respire neste ritmo constante.

Mude sua atenção para seu pé, e gentilmente relaxe cada um de seus músculos. Libere toda a tensão de seu pé. Siga gentilmente relaxando e liberando a tensão dos seus tornozelos, depois joelhos, coxas, quadris, nádegas, virilha, estômago, a parte de baixo das costas, a parte de cima das costas, peito, ombros, parte de cima dos braços, cotovelos, antebraço, pulsos, mãos, pescoço, garganta, boca, bochechas, nariz, olhos, testa, couro cabeludo, orelhas, e reto. Libere toda a tensão de seu Corpo.

Mova sua atenção para o gosto em sua boca. Note ele de perto e experimente-o o mais claramente e completamente possível. Intencionalmente e abruptamente, deixe-o ir. Conscientemente libere-o, como você fez com a tensão de seu Corpo, como se você estivesse abrindo suas mãos e deixando-o algo que você tinha agarrado ir. Intencionalmente separe o sentido do Paladar do seu Eu. Faça dele uma esfera de qualquer cor que parecer apropriada, e ponha-o atrás de você, a sua esquerda.

Você está agora separado do Sentido do Paladar. Para reconectá-lo, apenas toque a esfera ou faça-a voltar a você. Isto trará o Paladar como um órgão sensorial utilizável; isso o reuni com o Paladar, envolve novamente sua atenção. Separe-se do Paladar novamente, primeiro prestando atenção nele, e depois conscientemente separando ele do seu Eu. Deixe-o ir e ponha-o externamente a você, atrás de você, a sua esquerda.

Intencionalmente mova sua atenção para longe da Esfera do Paladar e para o seu Sentido do Olfato. Assim como antes, mergulhe profundamente na experiência deste Sentido. Cheire tudo que há para ser cheirado. Note todos os pensamentos e emoções que estes cheiros trazem a tona e deixe-os ir, tente se concentrar no Olfato apenas, tente isolar este Sentido, deixe o Paladar acontecer sem julgamento ou pensamentos adjacentes. Então abruptamente e intencionalmente deixe o Olfato ir. Separe-o do seu Eu, colocando-o como uma esfera colorida, atrás de você, a sua direita. Visualize-o claramente, suspenso próximo a esfera do Paladar. Ambos são externos a você e não envolvem sua atenção.

Intencionalmente mova o olho de sua mente para longe das esferas do Paladar e do Olfato, e para o Sentido do Tato. Sinta claramente tudo que seus nervos passam a você...sonde cada sensação, tentando sempre isolar o sentido do Tato. Deixe-o ir como antes, e ponha sua esfera diretamente a sua esquerda, próxima da do Paladar.

A sua direita, você colocará a esfera do seu Sentido da Visão, seguindo o mesmo procedimento usado nos Sentidos anteriores. Na sua frente, levemente para a esquerda, ponha a esfera do seu Sentido da Audição, próxima da do Tato.

Isso completa a separação dos seus Cinco Sentidos Físicos. Deixando para traz estes sentidos físicos estão aqueles do corpo astral e do corpo mental. Os Sentidos do Corpo Astral manifestam-se na matriz física através das Emoções, e as do Corpo Mental, através da Atividade Mental.

Mesmo que as Emoções e a Atividade Mental tenham sua fonte em reinos mais sutis que o físico, elas mesmo assim, agem em nossa experiência física do mesmo jeito que os Cinco Sentidos Físicos fazem. Consequentemente, eles também precisam ser deixados ir.

Com os Cinco Sentidos Físicos separados de você, e cercando você, olhe para dentro e experiencie suas Emoções. Tente isolá-las até mesmo do "pensamento"...SINTA-A, saiba-a... e deixe-a ir. Separe-a do seu Eu, e ponha esta esfera na sua frente, levemente para sua direita,  próxima da Visão.

Intencionalmente volte sua atenção para longe das suas Emoções, e para sua Atividade Mental. Assim como os outros sentidos, experiencie a Atividade Mental, experienciando-a o mais completamente possível. Isole-a, e deixe-a fluir por conta própria, sem o seu envolvimento, ou ligação com qualquer parte dela. Cada vez que você for atraído por ela, observe o fato, e depois separe-se novamente da Atividade Mental. Externalize-a, e faça dela uma bela e radiante esfera, e ponha-o diretamente na sua frente.

A experiência do Eu, com todos os Sete Sentidos separados e externos, é o Centro Estático. No começo, este Centro Estático pode ser evasivo, mas com o aumento de sua habilidade de separar os Sentidos, sua presença dentro dele se estenderá de momentos para minutos, e depois para dezenas de minutos, e por aí em diante.

De todos os Sentidos, a Atividade Mental é o mais sutil e o qual nós temos a atração mais forte. Portanto, não fique desanimado pela brevidade de seu sucesso inicial com sua separação. Cada vez que você se exercitar o seu músculo de separação, o esforço será menor e o resultado maior. Antes que você perceba, sua habilidade terá crescido até o ponto de absoluto controle sobre todos os Sete Sentidos, e acesso rápido ao Centro Estático.

Um comentário: